segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A festa da democracia


Chegamos ao fim de mais uma campanha eleitoral, de mais uma eleição. E como todas as outras, provamos que nossas eleições não podem ser comparadas com as do resto do mundo. TEMOS A URNA ELETRÔNICAAAAA!!! Além disso, temos muito mais que não se vê em canto nenhum nesse planeta, nesse universo... Nem sei por onde começar. Rsrs.
Vi as mesmas coisas de sempre, políticos bandidos, ladrões, eleições desorganizadas, tudo o que de dois em dois anos sempre vejo. O povo sem saber de nada, sem entender nada... Acho que vou dividir em tópicos. Talvez assim eu consiga expor algumas “curiosidades” (nada incomuns) que observei nessas eleições 2010.
Deputados – Os mesmos de sempre, as mesmas carinhas... Pessoas que se candidatam sem saber nem o que devem fazer, sem saber o que é ser um deputado, federal ou estadual. Aparecendo na TV, com um tempo irrisório no qual nada dá para falar, ou se expor. Pessoas que se candidataram apenas por que tem uma “popularidade” em seu bairro. Que devem apenas saber ler e escrever para que possam ocupar o cargo de gestor de nosso Estado. De falar nisso, coitado do Tiririca, que pode ter sua candidatura impuguinada, poxa agora que o cara fez toda uma campanha vão querer barrar o candidato que foi o mais votado do Brasil? Injusto, deixa ele lá... Melhor um político palhaço do que um ladrão. Mas tenho uma dúvida... Quem vai assumir é o Tiririca ou o ator que faz o personagem? Veremos na TV Câmara aquela figura de peruca amarela e chapeuzinho votando leis? RS.
Senadores – Nada diferente que os deputados, apenas possuem uma particularidade, são aqueles candidatos figurões de seus partidos que não foram escolhidos para concorrerem ao governo de seus estados. Então... Para não ficarem sem mamar na teta do povo por quatro anos, vieram como candidatos ao senado.
Governadores / Presidentes – Uma campanha chata, irritante... o povo já esta de saco cheio, então foi uma coisa morna. Debates que mais pareciam chá entre cumadres, “você não fala dos meus problemas que eu não falo dos seus”. Debates que nada foi discutido, realmente debatido... No último debate para governador, não vi UM falar sobre educação, sobre saúde... Caramba se prenderam em falar besteiras, acusações chatas, sem graça... O de presidenciáveis então deu até sono, parecia propaganda eleitoral gratuita. Ninguém interpelava ninguém, um não debatia o outro... Apenas candidatos que vão fazer tudo, vão mudar o Brasil em quatro anos, vão nos tornar a primeira potencia mundial... oh história pra boi dormir.
O povo – Esse sinceramente  é o que mais me revolta, por que se tivessem um pouquinho de atitude diferente, toda essa historia seria diferente. Vamos pra porra da rua fazer paradas que achamos que vão levar a alguma coisa, mas não contestamos aqueles que diretamente escolhemos para gerir nosso Estado. A maioria não sabe nem por que votamos em 2 senadores. Ridículo, papelão de um povo que pede seus direitos, mas nada fazem em busca dos mesmos. Somos sempre iguais, sabemos criticar, mas o que verdadeiramente fazemos para mudar a história, mudar de atitude? Fomos às urnas, levados a votar em qualquer um. Sem saber o que este ou aquele candidato fez ou vai fazer. Como muitos, meu pai, por exemplo, escolheu o deputado estadual dele, pois foi em uma “feijoada” na casa do cara. E realmente a maioria do povo vota assim, escolhe seus candidatos assim.
Uma merda de política nós temos, mas fruto do povo que a gere... Omissão, nesse caso é cumplicidade. Somos cúmplices de um país sendo governado por bandidos, por corruptos. Leis que só servem para os menos favorecidos, os “caciques” passam em branco... E na próxima eleição, tornamos em votar nos mesmos que nada fizeram, nada fazem e nada farão.
Assim é Brasil, assim é o brasileiro... Como já disse nos comovemos em sair de casa para ir à porta de um fórum pedir justiça, mas... Não mexemos um dedo para cobrar em Brasília os políticos ladrões que estão roubando o nosso dinheiro. E quando na rua se pergunta, a resposta é unanime: “político é tudo ladrão”. Em uma analogia simples, será que empregaríamos algum ladrão para trabalhar em nossa empresa, como nosso empregado? NÃO! Então por que escolhemos ladrões para gerir nosso país???

2 comentários:

  1. Concordância total,analogia perfeita.Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Tb concordo, acho q está na hora da juventude brasileira acordar pra política, acho q estamos precisando de pessoas assim, como vc jornalista Buno, rsrs, q ñ tem medo de expor o que acha! Acordaaaaaa jovens o futuro do Brasil depende de nós!

    ResponderExcluir